Três instituições do Tocantins estão entre as 99 faculdades com nota baixa no Enamed 2025

Os cursos de Medicina estão localizados em Gurupi, Porto Nacional e Araguaína. As medidas incluem redução de vagas, suspensão do ingresso de novos alunos e bloqueio de participação em programas federais, como Fies e Prouni.
3860c18b ac11 4f97 a4c2 ccf4aa2922c4
Coletiva de imprensa na sede do Mec/ Foto: Gov.br

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde divulgaram nesta segunda-feira (19) os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, que analisa a qualidade da formação nos cursos de Medicina em todo o país e também serve como critério de acesso aos programas de residência médica.

Ao todo, 351 cursos foram avaliados. Desses, 304 integram o Sistema Federal de Ensino. Entre eles, 204 cursos (67,1%) alcançaram conceito satisfatório, enquanto 99 cursos (32%) obtiveram conceitos 1 e 2 e passarão por medidas de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC).

No Tocantins, três instituições tiveram desempenho considerado insatisfatório, todas com nota 2 no exame:

  • Universidade de Gurupi (UnirG) – Gurupi
  • Afya Faculdade de Porto Nacional – Porto Nacional
  • Afya Centro Universitário de Araguaína – Araguaína

Esses cursos passam a integrar a lista nacional de instituições que serão submetidas a medidas de supervisão, que podem incluir redução de vagas, suspensão do ingresso de novos alunos e bloqueio de participação em programas federais, como Fies e Prouni.

Avaliação nacional

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enamed avaliou 89.024 participantes, entre estudantes concluintes e médicos formados. A proficiência geral foi de 75%. Entre os concluintes, 67% apresentaram desempenho considerado adequado.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o objetivo da avaliação é garantir qualidade na formação médica. “Estamos avaliando infraestrutura, laboratórios, professores e condições de ensino. Isso é fundamental para assegurar bons profissionais para o país”, destacou.

Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, classificou os resultados como “um verdadeiro diagnóstico da formação médica no Brasil”.

Restrições e medidas

Em nível nacional, os cursos com desempenho insatisfatório serão submetidos a ações escalonadas de supervisão:

  • 8 cursos tiveram suspensão total de novos ingressos e bloqueio em programas federais;
  • 13 cursos deverão reduzir pela metade o número de vagas e estão suspensos do Fies e de outros programas;
  • 33 cursos terão redução de 25% das vagas, além de restrições em programas federais;
  • 45 cursos ficam impedidos de ampliar o número de vagas.

As medidas terão validade até a divulgação do Conceito Enade 2026.

Impacto na residência médica

O Enamed também integra o processo seletivo do Exame Nacional de Residência (Enare), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Em 2025, o Enare registrou crescimento expressivo, com 262 instituições participantes e mais de 87 mil inscritos.

O número de programas de residência médica passou de 790, em 2022, para 1.868 em 2025, com aumento significativo de vagas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss