Presidente da COP30 visita AgriZone e elogia avanços do Brasil na agricultura sustentável

Image 1600 672a426f32ce1773ae745ad0542d8da8
Embrapa e Mapa mostram na COP30 como o Brasil une produção e preservação/ Foto de Rafa Pereira/COP30

O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, visitou nesta quarta-feira (12) a AgriZone, espaço voltado à agricultura sustentável e à inovação tecnológica, instalado na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA). O local reúne instituições públicas, pesquisadores e representantes do setor produtivo, e tem como foco apresentar ao mundo o potencial da agropecuária brasileira de baixo carbono.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Embrapa e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e busca evidenciar como o país vem conciliando produção de alimentos, conservação ambiental e segurança alimentar.

Durante a visita, Corrêa do Lago destacou que o espaço representa uma oportunidade para o Brasil mostrar seus avanços em agricultura tropical e cooperação internacional.

“A dimensão da AgriZone permite que estrangeiros compreendam como o Brasil pode contribuir com o desenvolvimento global. É um exemplo claro de como a agricultura tropical pode ser uma resposta sustentável aos desafios do crescimento mundial”, afirmou.

A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, também ressaltou o papel do setor agropecuário nas estratégias de mitigação das mudanças climáticas.

“As vitrines demonstram a amplitude da agricultura brasileira sua diversidade de culturas, sistemas produtivos e capacidade de adaptação”, pontuou.

O espaço conta com vitrines tecnológicas, sistemas agroflorestais e cultivos biofortificados, além de painéis, debates e lançamentos de projetos voltados à agricultura de baixo carbono. Entre os destaques estão áreas demonstrativas sobre intensificação sustentável, diversificação produtiva e protocolos de boas práticas ambientais desenvolvidos pela Embrapa.

O embaixador também chamou atenção para a dimensão social da iniciativa.

“Há uma cooperação muito forte entre o setor público, privado e instituições filantrópicas, que reconhecem a importância de levar resultados concretos às populações mais vulneráveis as que mais sofrem com os efeitos das mudanças do clima”, afirmou.

A AgriZone funciona até 21 de novembro, das 10h às 18h, com entrada gratuita e inscrições disponíveis no site da Embrapa. O espaço fica na Travessa Dr. Enéas Pinheiro, bairro Marco, em Belém, a cerca de 1,8 km da Blue Zone da COP30.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss