Naturatins encerra semana de ações educativas e fiscalização da piracema no Bico do Papagaio

456091
Fiscalização do Naturatins percorre rios do Bico do Papagaio durante o defeso. Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, nesta segunda-feira (1º), mais uma etapa de ações voltadas à proteção da fauna aquática durante o período da piracema. As iniciativas foram realizadas em Araguatins, Praia Norte, Itaguatins e Araguanã, no norte do estado, e envolveram atividades educativas e fiscalização ambiental.

Ao todo, cerca de 250 pessoas foram orientadas, incluindo pescadores profissionais e amadores, guias turísticos, estudantes e comunidades ribeirinhas. As equipes repassaram informações sobre as regras do período de defeso, esclareceram dúvidas sobre modalidades permitidas e distribuíram materiais informativos sobre a piracema.

Fiscalização intensificada

Paralelamente ao trabalho educativo, o Naturatins realizou uma operação embarcada para reforçar a fiscalização nos rios Araguaia e Tocantins. A ação começou no dia 24 de novembro e resultou na apreensão de aproximadamente 950 metros de redes de emalhar e 70 kg de pescado capturado irregularmente. As equipes aplicaram mais de R$ 6 mil em multas.

A operação alcançou os municípios de Araguatins, Esperantina, São Sebastião, Praia Norte e São Miguel do Tocantins. O pescado apreendido foi destinado à prefeitura de Esperantina, que fará a distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além do monitoramento nos rios, os fiscais também realizaram rondas terrestres e abordagens em estradas da região, reforçando as orientações sobre a legislação ambiental e a importância do cumprimento das normas do período de defeso.

Orientação

De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos, a abordagem educativa é uma das prioridades das equipes. “Nosso trabalho busca orientar, dialogar e conscientizar cada comunidade que depende dos rios para sobreviver. O resultado é a preservação das espécies e a manutenção da atividade pesqueira de forma sustentável para as próximas gerações”, afirmou.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

IMG

Balanço mostra queda nos roubos fluviais no Pará em 2025

As ações de policiamento nos rios do Pará resultaram em
6d4cfa1b 293a 4d49 b899 34ddb9a21c28

Curso de Medicina da UFPA campus Altamira é um dos 99 com pior avaliação no Enamed 2025

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde