César Halum pede exoneração da SEAGRO após destacar sonho de combater a fome no Tocantins

F3 cesar halum seagro to foto marcio vieira fgoverno do tocantins scaled
César Halum era secretário de Agricultura do estado/ Foto: Márcio Vieira

O secretário da SEAGRO (Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária do Tocantins), César Hanna Halum, deixou oficialmente o cargo nesta quarta-feira (19), conforme publicação no Diário Oficial do Estado. A exoneração ocorreu a pedido do próprio Halum, que estava à frente da pasta desde 5 de setembro.

Assumirá interinamente a SEAGRO José Américo Rocha Vasconcelos, diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, a partir desta quinta-feira (20).

Durante sua gestão, Halum destacou, em entrevista ao portal Bicoline durante a ExpoAgra em Augustinópolis, a importância do fortalecimento da agricultura familiar e do combate à fome no Tocantins. Ele afirmou que as políticas públicas da SEAGRO estavam sendo direcionadas ao crédito e à assistência técnica para pequenos produtores.

Quando questionado sobre o legado que gostaria de deixar à frente da secretaria, Halum afirmou: “O tempo é curto, mas o sonho maior sempre foi combater a fome. Hoje o Estado produz cerca de 8 milhões de toneladas de grãos, o equivalente a cinco quilos por dia por habitante, e ainda existem pessoas passando fome. Precisamos melhorar a distribuição e tornar a renda mais justa. Esse é o sonho de todo Secretário de Agricultura: produzir para combater a fome.”

Halum foi uma das primeiras nomeações do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), logo após assumir o comando do Estado. Nos últimos meses, outras mudanças no alto escalão do governo foram realizadas para reorganizar secretarias e autarquias.

Entre as nomeações recentes do governo estão:

  • Fabiano Roberto Matos do Vale — secretário de Parcerias e Investimentos;
  • Leandro Coutinho Noleto — secretário extraordinário de Políticas de Governo e Descentralizadas;
  • Regina Chaves dos Reis — secretária de Cultura.

Laurez Moreira assumiu o governo interinamente após o afastamento de Wanderlei Barbosa (Republicanos), em meio à segunda fase da Operação Fames-19, que investiga suposto desvio de recursos em compras de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss